Você sabia que existem aplicativos que ajudam a estudar matemática? Veja alguns!


Conheça aplicativos que ajudam você com o ensino da matemática com o Curso Genius.

Aplicativos para memorizar fórmulas e estudar matemática

Atualmente, as aulas de matemática dispõem de recursos bastante interessantes. Aprender e memorizar fórmulas com outras ferramentas além da explicação dada pelo professor e resolução de exercícios em sala de aula ou em casa tornou-se uma prática recorrente.

A matemática, ao agregar os diversos recursos tecnológicos, ampliou as possibilidades de aprendizagem, despertou e estimulou o interesse dos alunos para entender um tema que geralmente causava medo.

Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma época em que é preciso estar atento às novas formas de aprendizagem e como novos elementos podem ajudar na construção do conhecimento. A tecnologia no ensino veio para ajudar tanto o aluno quanto o professor. Vamos conhecer 10 aplicativos que ajudam a memorizar fórmulas e a estudar matemática?

Confira nossa seleção com 10 aplicativos para estudar matemática!

Formulando

O aplicativo Formulando funciona como um quiz e tem a proposta de fazer você se divertir aprendendo. O sistema usa a estratégia de gamificação, que é o engajamento do público com base na oferta de incentivos e recompensas utilizando a cooperação e a competitividade.

A interface colorida e a rapidez também ajudam na hora de fixar a atenção dos usuários. Desde que foi criado, o Formulando já conta com mais de 10 mil downloads. O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para sistemas iOS e Android.

Rei da Matemática

O Rei da matemática é um jogo que tem por objetivo a resolução de alguns problemas envolvendo assuntos de diversas áreas. Por ser um jogo dinâmico, existe a possibilidade de o jogador ir avançando etapas e aumentando o grau de dificuldade à medida que for conquistando pontos. O jogo contém ainda músicas e personagens, tornando o jogo mais interativo.

O aplicativo está disponível para iOS e para Android, em versões gratuitas e pagas. Pode ser uma boa oportunidade para reunir os colegas de turma e praticar de forma divertida o que foi estudado!

Cola Matemática

Não é porque tem cola no nome que você deve usar esse aplicativo na hora da prova. A proposta é fazer você entender como funciona cada etapa da equação.

O programa te dá opções para escolher o tipo de operação ou figura que deseja ver solucionada e mostra um passo a passo até chegar na resposta correta. Uma boa forma de passar os problemas para o caderno e entender melhor onde você estava errando.

O Cola Matemática é gratuito para iOS e para Android.

My Script Calculator

Um dos mais bem qualificados entre os usuários, o aplicativo permite que você escreva a operação matemática na tela do celular com sua própria caligrafia. Depois, a informação é convertida em texto digital e a resposta da equação é entregue em tempo real.

Ele é muito útil para resolver qualquer tipo de problema sem teclado, de forma muito mais prática e rápida. O My Script Calculator está disponível para iOS e para Android na versão gratuita.

MathYou

Esse aplicativo funciona basicamente como um gerador de contas. As operações geradas vão das mais simples (adição, multiplicação e potenciação) às mais complexas (frações, potências e raízes).

Também é possível filtrar o conteúdo que vai ser gerado como os tipos de números e operações que você quer que apareça. Uma opção interessante para reforçar os estudos em uma parte específica.

O MathYou é gratuito e está disponível apenas para iOS.

Sushi Monster

Esse é mais um aplicativo com interface amigável em formato de game. Nesse jogo, você deve alimentar um monstro resolvendo equações de soma e de multiplicação. É possível acumular pontos, estrelas e desbloquear novas fases e monstros.

É claro que, quanto mais pontos você ganha, mais difícil fica. O jogo trabalha especialmente habilidades como estratégia e habilidade em resolver contas de forma rápida. Ele é gratuito e está disponível para iOS.

Pense+ (Enem)

Uma excelente opção para quem quer caprichar na prova do Enem, o aplicativo armazena um total de 1.415 questões das provas de anos anteriores.

Uma outra vantagem é a possibilidade de realizar as questões em modo offline e gravar os simulados realizados para acompanhar a sua evolução. É tudo gratuito, mas o app só está disponível para Android.

AppProva

Uma outra opção para quem está se preparando para o vestibular – principalmente para o Enem – é o AppProva. Esse aplicativo faz um apanhado geral das questões de vestibular das melhores universidades do país e gera um ranking interativo.

Ao fazer o login com a sua conta no Facebook, você pode desafiar amigos e comparar seu resultado com estudantes de todo o país. E pode comemorar! O app é gratuito e está disponível para iOSAndroid e possui uma versão online.

Matemática Elementar

Desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, esse aplicativo é uma mistura de aulas e exercícios de conceitos fundamentais da matéria como funções, potenciação, conjuntos numéricos, radiciação, inequações, entre outros.

Embora não tenha uma interface muito chamativa, é ótimo para revisar conceitos e regras já aprendidas. Ele é gratuito e está disponível só para Android.

 

 

Fonte: blog.unimonte.br