UFPR | Médio Integrado


Curso técnico de Petróleo e Gás

O Curso Técnico em Petróleo e Gás da Universidade Federal do Paraná teve início em março de 2001 a partir da elaboração por um grupo de professores da própria UFPR do projeto “Centro de Excelência de Ensino Médio com Profissionalização em uma Unidade de Reciclagem de Plástico” (UFPR/2000). 

Com duração de três anos, o curso técnico em Petróleo e Gás é realizado juntamente com o ensino médio, rendendo os dois diplomas ao estudante após a conclusão.

Assim, o turno é integral (manhã e tarde) e, além das matérias comuns ao ensino médio (Geografia, História, Matemática, Física, Educação Física, Inglês, Sociologia, Filosofia, Biologia, Química, Língua Portuguesa e Artes), o aluno cumpre a grade curricular técnica, composta de matérias ligadas à área, como Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Prospecção, Produção de Petróleo e Refino. É possível ainda optar por disciplinas extras, como Informática e Conversação em Inglês.

Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba – PR, 80060-000

COMO INGRESSAR

Para concorrer, os candidatos devem ter completado no máximo 19 anos no ano de inscrição e não podem ter concluído o Ensino Médio. O Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR oferece cursos profissionalizantes e técnicos em parceria com entidades específicas. A seleção para os cursos regulares da Escola Técnica segue os mesmos procedimentos do Vestibular, com inscrição e provas seletivas através do Núcleo de Concursos. Os cursos específicos seguem seleção determinada pelo convênio que o determina. Mais informações no site www.sept.ufpr.br

Informações Importantes:

A prova tem 20 questões (dez de Matemática, quatro de Biologia, três de Física e três de Química), valendo quatro pontos cada, além de uma redação com base na interpretação de um texto, no valor de 20 pontos.

Atual e promissora atividade, o Técnico em Petróleo tem um amplo mercado de trabalho na área de produção de energia, exigindo profissionais conhecedores das técnicas de uso do petróleo e do gás natural. Este tipo de contexto tecnológico reacendeu o mercado de trabalho recentemente, com a expansão da prospecção de petróleo e produção de derivados. Por ser uma formação altamente requisitada, as empresas do setor de petróleo e gás estão absorvendo praticamente toda a mão-de-obra disponível e ainda buscam profissionais especializados a todo instante, tamanha a carência no setor. Além disso, as empresas subsidiárias e prestadoras de serviços também estão investindo alto na produção de petróleo.

Perguntas frequentes:

Quantas vagas são disponibilizadas?
30 vagas

Qual a duração do curso?
3 anos

Em que turno acontecem as aulas?
O turno é integral (manhã e tarde)

É forte o nível desse curso?
Alunos do curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR têm obtido desempenho acima da média em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a ênfase na área de Exatas e, mais recentemente, na de Ciências da Terra, o curso ocupa desde 2014 a primeira posição entre as escolas públicas do Estado no ranking do Enem.

Escolha pelos resultados!