Táticas para memorizar conteúdo e facilitar seus estudos


Você costuma utilizar técnicas de memorização ao estudar para provas?

Confira 5 táticas para memorizar conteúdo e entenda como elas podem ajudar.

Estudar para provas  é uma tarefa na qual muitos estudantes encontram dificuldades em realizar de maneira eficiente. Um dos problemas mais frequentes ocorre devido a falta de conhecimento de técnicas de memorização que podem ser extremamente úteis para assimilar o conteúdo. Para solucionar essa questão, existem algumas dicas que podem ajudar.

1. Colocar em ação
Para que sua mente possa lembrar de algum assunto específico, uma boa opção é associá-lo a alguma ação. Por isso, ao estudar, procure encontrar maneiras práticas de aprender o conteúdo.

2. Objetos estranhos
O cérebro associa palavras a imagens. Se você relacionar o conteúdo que você deve estudar a algo fora do comum, as chances de memorizar o assunto são maiores.

3. Exagero
Outra tática para memorizar um assunto é exagerá-lo; aumentar as proporções de qualquer fato que deva ser lembrado. Por exemplo: se você estiver estudando sobre alguma guerra, imagine quantos danos imensos ela pode ter causado.

4. Fantasia
Transformar fatos reais em fantasia também pode ajudar a memorizar o conteúdo estudado. Procure transformar objetos inanimados que estejam relacionados ao que você deve aprender em criaturas vivas em sua mente. Pode parecer incomum, mas é isso que faz com que o cérebro guarde as informações.

5. Lado pessoal
Relacionar o conteúdo estudado com algo que tenha uma conexão pessoal direta com você também ajuda a memorizar. Tente encontrar pontos em comum da matéria de estudo com a sua vida.

6 – COMPREENSÃO

Muitos jovens têm praticado a leitura dinâmica ao invés de ler o texto completo. Entretanto, dependendo do que você estiver lendo, a leitura dinâmica não irá dar o total entendimento que você pode captar com o texto.

7 – FILTRAR

Além de organizar, o estudante deve saber filtrar qual conhecimento é mais importante para cada ocasião. Ter bastante conhecimento, mas não saber aplicá-lo, é tão inútil quanto não ter.

 

 

Fonte: http://noticias.universia.com.br/