Sisu


Sisu não é pago, é um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não pagar nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino. Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Educa Mais Brasil ou o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

Quem pode participar do Sisu?

Podem fazer a inscrição Sisu os candidatos que fizeram a última edição do Enem. É importante lembrar que algumas instituições adotam nota mínima para inscrições em determinados cursos, por isso, se a sua nota Enem não for suficiente para se candidatar, o sistema automaticamente irá lhe enviar uma mensagem informando. Nesse caso, você pode se candidatar a outro curso ou tentar em outra instituição.

Como realizar inscrição no Sisu?

A inscrição Sisu deve ser feita exclusivamente na página do Sisu na internet de forma gratuita. Os candidatos devem possuir o número de inscrição e a senha do Enem. Caso não se lembre da senha do Enem, é possível recuperar na página do participante. Sendo aprovado, é importante ficar atento aos documentos para matrícula na instituição de ensino, nesse caso, o sistema Sisu irá sinalizar no momento da inscrição.

Quais os cursos oferecidos pelo Sisu?

Os candidatos interessados em realizar as inscrições para o Sisu podem concorrer a uma das três modalidades de cursos oferecidos, sendo eles: bacharelado, licenciatura e tecnólogo em faculdades e universidades públicas.

Bacharelado: o curso de bacharelado é uma modalidade de curso superior que forma profissionais generalistas com sólidos conhecimentos em sua área e amplo conhecimento da profissão. A duração média dessa modalidade de ensino é de 03 a 06 anos e confere aos formados o título de bacharel.

Licenciatura: essa modalidade de ensino tem praticamente a mesma base do curso de bacharelado, no entanto, a licenciatura tem matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos habilitando o profissional a atuar como professor na educação básica. O tempo de duração média do curso é de 04 anos.

Tecnólogo: os cursos tecnólogos são cursos de graduação que duram de 02 a 03 anos. Como o tempo de duração é mais curto, o conteúdo é mais centralizado e focado na área. Geralmente é buscado por pessoas que queiram cursos rápidos e de qualidade para se inserir rapidamente no mercado de trabalho.