Saiba como estudar melhor


Muitos fatores contribuem para que o estudo flua após iniciado. O horário, o ambiente e até mesmo a alimentação podem mudar a sua capacidade de compreensão tornando esse momento mais agradável.

Em primeiro lugar, é importante definir um horário do seu dia para se dedicar: de manhã, a tarde ou a noite, não faz diferença. O ideal é que seja um processo continuado, realizado todos os dias. Estudo é rotina. Reserve um tempo pra casa matéria a ser estudada, intercalando exatas e humanas. É necessário que ajam intervalos durante o período de estudo, para que tudo consiga ser apreendido.

Também é necessário dar atenção ao local de estudo. Nada de televisão, telefone, computador… muito menos música. Nada que tire seu foco da matéria. Acredite. Além disso, procure um lugar confortável, mas não do tipo que seja possível deitar: nada mais fácil do que cochilar no sofá enquanto estuda História. Caso se sinta muito cansado, pare. Levante, respire, se alongue, tome água e lave o rosto. Seja objetivo.

Os materiais que você vai utilizar para estudar devem ser organizados previamente, pra evitar ainda mais distrações. Levantar pra ir pegar uma “coisinha” no seu quarto e acabar ficando meia hora na frente do computador é o maior perigo. Organização é a palavra mais importante para qualquer estudante.

Nós precisamos de energia para funcionar, então não se esqueça da sua alimentação: a fome prejudica o raciocínio e o entendimento do conteúdo. Mas evite ficar comendo enquanto estuda, procurando fazer as refeições antes ou depois dos estudos.

Seguindo sua rotina planejada, dormindo adequadamente, praticando atividades físicas e seguindo essas dicas, o sucesso é garantido em qualquer prova!

O Curso Genius te ajuda na hora de estudar e oferece cursos preparatórios para Colégio Militar do Paraná, IFPR, UTFPR (antigo Cefet), entre outros. Entre em contato conosco e descubra qual é o melhor para você.