Prouni


Prouni abre inscrições semestralmente e para se candidatar às bolsas integrais, o estudante, além de ter feito a última edição da prova do Enem e obtido nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, bem como não ter zerado a redação, deverá ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Para ficar por dentro de como proceder depois que conquistou a bolsa, o MEC elaborou o manual do bolsista Prouni, como forma de orientar os estudantes com informações sobre os seus direitos e deveres ao longo da graduação. Em seu site, o programa também disponibiliza um cadastro para o candidato saber se está apto para ser contemplado com uma das bolsas oferecidas pelo Prouni.

Quem participa do Prouni?

Para participar do Prouni os estudantes precisam atender a alguns critérios, dentre eles socioeconômico. Confira quais são as especificações para poder concorrer a uma bolsa Prouni:

 Ser aluno de escola pública: ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino é um dos critérios estabelecidos pelo MEC. Mas, quem estudou em escola particular durante o ensino médio também pode participar, no entanto, nesse caso, só vale para quem foi bolsista integral.

• Ter feito Enem: o candidato também deve ter realizado a última edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lembrando que a nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos e não pode ter tirado zero na redação.

• Ser professor de escola pública: os professores da rede pública de ensino também podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nesse caso, não é necessária a comprovação de renda e deve estar no exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição, além disso, é preciso ter realizado a última edição da prova do Enem e atender ao critério de pontuação mínima exigida pelo MEC.

• Pessoas com deficiência: nesse caso, ao realizar a matrícula na faculdade, o candidato deve levar os documentos de comprovação, junto com os demais comprovantes pessoais e do perfil socioeconômico.

Veja mais informações sobre os critérios de inscrição para concorrer a uma bolsa de estudo do Prouni.