A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga, São Paulo, oferece ensino superior de qualidade, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. 

A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF). O objetivo, com isso é que, no fim do processo, obtenha-se Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.

O Departamento de Ensino da Aeronáutica é a organização do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade a consecução dos objetivos da política aeroespacial no setor de ensino.

Considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil, o ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Nos cursos de graduação, o ITA oferece os seguintes tipos de engenharia: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Com 76% de professores doutores e com busca permanente pela excelência, a concorrência para os cursos de graduação ultrapassa 7 mil inscritos para 170 vagas. Daí a importância de um curso preparatório forte, com método eficaz para vencer. E nisso o Curso Genius vem provando há mais de nove anos consecutivos, sendo líder em aprovações em concursos militares.