Vestibular UFPR


A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.

 

Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência por meio de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sua missão é fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano sustentável.

No ano passado, medicina foi o curso mais procurado, com 8.594 estudantes disputando as 152 vagas; isso representa 56, 54 candidatos por oportunidade.

Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba – PR, 80060-000

COMO INGRESSAR

O Vestibular é realizado anualmente pela UFPR para selecionar candidatos a uma vaga nos cursos de graduação. Normalmente, as inscrições ao processo seletivo são abertas em agosto e, as provas, realizadas em dezembro. Mais informações em: www.nc.ufpr.br

Informações Importantes:

Na primeira fase, as provas terão 80 questões objetivas de conhecimentos gerais.

O candidato passando na primeira fase, ele está apto a fazer as provas da segunda fase, que é dividida em dois dias. No primeiro dia serão cinco questões discursivas de Português e, no segundo, dez questões discursivas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Inscritos no curso de Música, Arquitetura e Urbanismo e Design também terão que fazer provas de habilidades específicas, as quais estão agendadas. O Processo Seletivo Estendido (PSE) para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial têm três fases.

Perguntas frequentes:

A nota obtida no ENEM será utilizada no Processo Seletivo?
Desde o Processo Seletivo 2014/2015, a UFPR não utiliza a nota do ENEM para a composição da nota final do candidato no vestibular.

Posso alterar o curso, categoria de concorrência e a língua estrangeira moderna?
Caso o candidato ainda não tenha efetuado o pagamento de sua inscrição, basta efetuar uma nova inscrição, desconsiderando a anterior. Porém, se o pagamento da taxa já foi efetuado, o candidato deverá preencher o Formulário de Alteração dos Dados da inscrição.

Como posso solicitar a isenção da taxa de inscrição?
Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao Núcleo de Concursos, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada

O pedido de isenção deverá ser solicitado em um dos formulários específicos que estarão disponibilizados no site www.nc.ufpr.br.

Para solicitar a isenção, o candidato deverá primeiramente preencher o formulário de inscrição.

Escolha pelos resultados!