Vestibular PUCPR


Fundada em 1959, a PUCPR é uma universidade católica privada sem fins lucrativos orientada por princípios éticos, cristãos e maristas que atua como promotora do desenvolvimento regional e inclusão social.

A PUCPR tem como foco desenvolver a excelência educacional, pesquisas de qualidade, fomentar o empreendedorismo e inovação além de promover a multi e interculturalidade aliadas à inclusão social.

Com apenas 57 anos a PUCPR tem conquistado reconhecimento nacional e internacional. No Brasil é considerada a 3ª melhor Universidade Privada (Ranking RUF Folha, 2015). Ainda, é considerada a Universidade Brasileira com maior influência na pesquisa científica e, empatada com outras Universidades, na 5ª colocação geral entre todas as IES brasileiras (THE World University Rankings, 2015).

Presente em quatro cidades no Estado do Paraná, possui mais de 50 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídos em oito escolas: Escola de Negócios, Escola de Comunicação e Artes, Escola de Arquitetura e Design, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Ciências da Vida, Escola de Medicina, Escola de Direito e Escola Politécnica.

Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR, 80215-901

COMO INGRESSAR

É possível ingressar por meio de vestibular, para graduação presencial. Outras formas de ingresso: ENEM, transferência, segunda graduação, reabertura de matrícula, PROUNI, FIES.

Para graduação online é possível ingressar por meio de vestibular, ENEM, transferência ou segunda graduação. Também existe a possibilidade de graduação internacional, por meio do American Academy.

Informações Importantes:

Há dois vestibulares: o de inverno e o de verão. No vestibular de inverno, os exames para Medicina serão aplicados durante os dois turnos, sendo constituídos por 60 questões objetivas e duas produções textuais. Já os inscritos para os demais cursos, passam apenas pelas questões objetivas das disciplinas de Português, Literatura Brasileira, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Filosofia e Língua Estrangeira, além da Redação, apenas no turno da tarde.

No último vestibular de verão, 14.008 inscritos concorreram às 10.213 vagas nos cursos de graduação de Curitiba, Toledo, Maringá e Londrina, com ingresso no 1° e no 2º semestre de 2018.

Perguntas frequentes:

Quais são os critérios de pontuação das provas?
Para medicina, a soma da prova objetiva (I e II) valerá 100 pontos e será classificatória e eliminatória, sendo considerados aprovados na prova objetiva (I e II) somente os candidatos que obtiverem: em Medicina – Curitiba, as 1000 melhores notas e os empatados na 1000ª posição; em Medicina – Londrina, as 300 melhores notas e os empatados na 300ª posição. Os candidatos eliminados na prova objetiva não terão suas redações corrigidas.
Cada redação (I e II) valerá 50 pontos, totalizando no máximo 100 pontos, e será classificatória e eliminatória, sendo considerados classificados na prova de redação os candidatos que obtiverem no mínimo 50 pontos na redação (I e II).
Para os candidatos classificados, a nota final será composta da média aritmética entre a soma da nota da prova objetiva (I e II) e soma da redação (I e II).
Para os demais cursos, a pontuação máxima será de 100 (cem) pontos, sendo 60 (sessenta) pontos para a prova objetiva e 40 (quarenta) pontos para a redação.

Quais são os critérios que podem implicar a anulação (nota igual zero) da redação?
É condição para anulação do texto dissertativo-argumentativo a ocorrência de uma das 6 (seis) possibilidades a seguir: Fuga total à proposta – tema e /ou gênero textual. Apresentar unicamente cópia dos textos motivadores. Apresentar letra ilegível. Apresentar impropérios, desenhos e outra formas propositais de anulação. Desrespeitar os direitos humanos. Inserir assinatura, rubrica ou qualquer outra forma pela qual o candidato possa ser identificado. É condição para anulação do resumo (somente para os alunos inscritos para medicina) a ocorrência de uma das 7 (sete) possibilidades a seguir: Fuga ao gênero – texto não contempla o gênero, pois não faz menção ao autor nem ao texto fonte. Apresentar unicamente cópia do texto-fonte.Apresentar trechos de opinião pessoal. Texto inferior a 8 linhas. Letra ilegível. Apresentar de impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação. Inserir assinatura, rubrica ou qualquer outra forma pela qual ele possa ser identificado.

O que devo levar para o dia da prova?
Documento oficial de identificação com foto, comprovante de ensalamento, caneta esferográfica com tinha preta, lápis e borracha.