ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica


Os cursos de graduação oferecidos pela instituição duram cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, comum a todas as especialidades. Os três anos seguintes perfazem o curso profissional. A escolha dessas especializações é feita no momento da admissão, mas é permitida, sob certas condições, troca de especialidade ao término do primeiro ciclo.

Considerado centro de excelência, o ITA reúne os melhores especialistas do mundo acadêmico brasileiro em tecnologia aeroespacial.
O quadro de docentes é composto por 181 profissionais, sendo 148 professores, 23 pesquisadores e 10 instrutores. São 130 doutores, 40 mestres e 11 bacharéis.

Em 2008, o ITA foi considerado a melhor instituição pública de ensino superior do país, segundo avaliação do Ministério da Educação, pelo desempenho obtido no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador atribuiu notas às faculdades e universidades do país, públicas e privadas, levando cursos de graduação e de pós-graduação. Apenas 21 entre 2 mil instituições de ensino superior existentes no país obtiveram nota máxima nessa primeira avaliação.

Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. O ITA oferece 6 cursos de graduação:

Engenharia Aeronáutica

Engenharia Eletrônica

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Engenharia Civil-Aeronáutica

Engenharia de Computação

Engenharia Aeroespacial

Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 – Vila das Acacias, São José dos Campos – SP, CEP 12.228-900

COMO INGRESSAR:

Ao total, são oferecidas 110 vagas: 25 destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (QOEng); e 85 destinadas aos demais candidatos.

 

Algumas condições para inscrição:

  • Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos que sejam brasileiros natos, tenham no máximo 23 anos de idade e tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio este ano.
  • O Processo Seletivo é composto por inspeção de saúde e exame de escolaridade. Este último realizado em uma única fase com provas das seguintes disciplinas: Física, Inglês, Matemática, Português e Química.
  • O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.
  • As especialidades oferecidas são: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Perguntas frequentes:

Como é composto o vestibular do ITA?
100 questões de múltipla escolha divididas em física, português, inglês, matemática e química;
30 questões dissertativas divididas em física, matemática e química
1 redação.
As questões de múltipla escolha são corrigidas diretamente pelo computador. Elas servem como base para decidir de quem serão corrigidas as questões dissertativas e a redação. Entre todos inscritos, são selecionadas as 550 melhores pontuações (5 vezes o número de vagas que é 110). Dentre estes, estarão os próximos alunos do ITA.

Como é feita a correção das questões dissertativas?
A correção das questões dissertativas é feita obrigatoriamente por 2 examinadores, que não tem acesso ao nome do candidato – apenas o número de inscrição – e nem a nota dada pelo outro. Se houver uma diferença de mais de 2 pontos entre as 2 notas, um terceiro examinador também vai corrigir a prova. Para achar a pontuação final, é feita a média entre as notas dadas.