EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército


O curso acontecerá em regime de internato e terá a duração de 5 anos, sendo que o primeiro ano ocorrerá nas instalações da EsPCEx na cidade de Campinas-SP, onde o candidato receberá o título de Aluno e os 4 anos restantes acontecerão nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende-RJ, onde o militar em formação receberá o título de Cadete.

Após a formação no curso os Cadetes serão declarados Aspirantes a Oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de Bacharel em Ciências Militares. A remuneração dos aprovados no curso de formação, após ser declarado Aspirantes a Oficial é de R$ 6.268,00.

Av. Papa Pio XII, 350 – Jardim Chapadão, Campinas – SP, 13070-090

COMO INGRESSAR:
A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

  • Ser brasileiro nato, ambos os sexos;
  • possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;
  • As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do site: www.espcex.eb.mil.br.
  • O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
  • As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.
  • Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Perguntas frequentes:

São quantas vagas?
Os candidatos de nível médio poderão concorrer às 440 vagas que abrirão no dia pelo Exercito Brasileiro. O processo seletivo dará oportunidades de ingresso no curso de Formação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

Qual a duração do curso?
Os aprovados, depois de formados no curso que terá duração de 5 anos, serão declarados Bacharéis em Ciências Militares e nomeados Aspirantes a Oficial, percebendo vencimentos de R$ 6.268,00.

Como são as etapas de seleção?
A seleção dos candidatos terá as seguintes etapas de Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório; Inspeção de Saúde (IS); e ainda Exame de Aptidão Física (EAF).

A prova objetiva será realizada em dois dias consecutivos, sendo no primeiro dia composta de conteúdos de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), Redação (questão discursiva), Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e Química (com 12 questões objetivas e peso 1). Já no 2º dia é a vez das avaliações de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), História (com 12 questões objetivas e peso 1) e Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).