EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar


O concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar(EPCAR) acontece todos os anos e apresenta oportunidade para jovens entre 14 e 18 anos.

Além da remuneração, alojamento e alimentação, os aprovados também têm direito a outros benefícios, como assistência médica e odontológica.

Santos Dumont, 149 – São José, Barbacena – MG, 36205-058

COMO INGRESSAR:
A EPCAr abre anualmente 180 vagas para que jovens brasileiros, do sexo masculino e feminino, concorrem às vagas do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EPCAR, passa à situação de aluno da EPCAR, a ser mantida durante o Curso Preparatório.

Algumas condições para inscrição:

  • Possuir o ensino fundamental completo ou concluir no ano da concurso.
  • Sexo: Masculino e Feminino.
  • Idade: Não ter menos de 14 (quatorze) anos nem completar 19 (dezenove) até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Inscrições Maio.
  • O Valor médio aproximado das inscrições: R$ 60,00 reais.
  • Provas:
    Português (16 questões) – Objetiva
    Matemática (16 questões) – Objetiva
    Inglês (16 questões) – Objetiva
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU)
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP)
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)
  • Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.

Perguntas frequentes:

Por que entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR?
Ela é uma das melhores escolas de Ensino Médio do Brasil e forma grandes oficiais da Aeronáutica Brasileira.

Veja abaixo algumas vantagens de se estudar nessa grande instituição:

1) Carreira garantida dentro da Aeronáutica Brasileira

Uma das maiores vantagens de se estudar na EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar – é que, ao se concluir o CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) o estudante, além de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, ainda tem sua matrícula garantida no CFOAv (Curso de Formação de Oficiais Aviadores), assegurando assim, uma carreira dentro da Aeronáutica Brasileira, com rendimentos bastante significativos e uma das profissões mais chamativas e atraentes dentro da hierarquia militar nacional.

Como é a grade de disciplinas?
Estudar na EPCAR significa não só cumprir a carga horária padrão do Ensino Médio, estudando matérias como Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Biologia, História, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Inglês, Espanhol, Química, Física, Desenho e Geografia, mas também significa aprender habilidades militares interessantes e úteis para o dia a dia do estudante da EPCAR, mesmo que ele não siga carreira militar posteriormente.

Qual o foco do estudo?
O estudante aprende técnicas de sobrevivência, Higiene e Primeiros Socorros, Segurança do Trabalho, Profissão Militar, além de treinamento físico de diversos tipos e a prática de exercícios de campanha de muitos níveis diferentes.

Quais os princípios de Ensinos militares?
Como a EPCAR, antes de tudo, é uma escola militar, o seu aluno acaba sendo ensinado dentro de princípios militares. Portanto, o estudante que cursar o CPCAR acabará desenvolvendo muitos conceitos e áreas que são interessantes na sua personalidade. Para se ter ideia, as palavras destacadas no Comando do Corpo de Alunos da EPCAR são Dever, Honra, Pátria, Coragem, Lealdade e Disciplina, que constituem o Código de Honra do Corpo de Cadetes da Aeronáutica da Academia da Força Aérea. Portanto, disciplina, lealdade, compromisso, dever, coragem e perseverança são características que se tornam inatas na personalidade de um estudante da EPCAR.

Qual o diferencial mesmo fora de uma carreira militar?
Mesmo que o aluno da EPCAR eventualmente não siga a carreira militar por diversos motivos, ele ainda segue com um currículo prestigiado para qualquer outra universidade do país. Afinal, ele estudou na quarta melhor escola pública do Brasil, será capacitado para obter resultados incríveis no ENEM e conseguir passar no Vestibular de, praticamente, qualquer universidade pública ou federal do Brasil.