Colégio da PM | Médio Regular


A proposta do CPM é ensinar para construir sentidos, competência, produzir significados. Educar para a vida significa contextualizar, relacionando a teoria com a prática, mostrando ao aluno que os conteúdos têm a ver com a vida prática, para reconhecer a importância de aplicá-los na vida real.

No caso do CPM, exemplos de contextualização são a disciplina, a honra e a hierarquia, valores fundamentais que devem ser vividos, estimulados e mantidos por todos, de forma que nossos alunos possam viver e compreender esses valores, pois são interdisciplinares e podem ser exercitados nas suas vidas.

O CPM é uma escola que assume a pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista, que vem ao encontro da filosofia da instituição.

Essa concepção adotada pela escola implica ação e reação. O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele norma de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida comunitária, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral, que facilitará sua adaptação na sociedade. Sendo assim, o mesmo levará o ensinamentos para a vida real.

Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o colégio proporciona desenvolvimento intelectual ao educando por meio de aulas, exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras e outros. Assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais e o CPM corresponde aos anseios da comunidade escolar.

O Colégio da Polícia Militar tem a finalidade de ministrar o Ensino Fundamental de 6ª a 9ª série e o Ensino Médio, observadas a legislação e as normas vigentes.

Essa abertura criou a oportunidade de o jovem cidadão conhecer a filosofia militar.

Com isso, o CPM passou a desempenhar um papel importante na Corporação Polícia Militar, pois muitos dos jovens que aqui estudam ingressam na carreira Policial Militar ou Bombeiro Militar, e já levam para a profissão os ensinamentos da filosofia militar,  bem como o carinho adquirido nos bancos escolares do CPM.

R. José Ferreira Pinheiro, 349 – Portão

Curitiba – PR – 80320-140

cpm

COMO INGRESSAR

As inscrições do CPM também são feitas a partir de concurso público, desta vez em âmbito estadual, e podem ser feitas pelo site do colégio. As vagas são para entrar no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio. Filhos de policiais contam com vagas preferenciais, mas a instituição também recebe civis.

Informações Importantes:

No caso do CPM, exemplos de contextualização são a disciplina, a honra e a hierarquia, valores fundamentais que devem ser vividos, estimulados e mantidos por todos, de forma que nossos alunos possam viver e compreender esses valores, pois são interdisciplinares e podem ser exercitados nas suas vidas.

O CPM é uma escola que assume a pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista, que vem ao encontro da filosofia da instituição.

O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida em comunidade, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral que facilitará a adaptação à vida militar, caso assim deseje, e aqueles, cujas ambições sejam outras, levarão esses ensinamentos por toda a vida. Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o Colégio proporciona desenvolvimento intelectual por meio de exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras, entre outras ações, assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais, dessa maneira, o CPM pretende atender aos anseios da comunidade escolar.

Perguntas frequentes:

Qual a principal finalidade do CPM?
O CPM tem por finalidades conduzir-se mediante as normas vigentes na legislação brasileira; ministrar os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio, visando a uma formação plena e a um desenvolvimento humano para o exercício da cidadania e da autonomia, com noções específicas da formação militar e da civilidade; e desenvolver o aluno, assegurando-lhe formação acadêmica indispensável para o exercício da cidadania, propiciando-lhe condições para viver em sociedade, progredir no trabalho e na formação acadêmica.

Qual o principal objetivo do CPM?
De acordo com os princípios pedagógicos e filosóficos que norteiam a sua ação educativa, o CPM tem como objetivos:

I – instituir um sistema de vida escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus componentes;

II – efetivar a ação educacional valorizando a ética, a hierarquia e a disciplina na formação de atitudes, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade;

III – propiciar aos filhos e dependentes de Policiais Militares e à comunidade a necessária formação cultural, através do Ensino Fundamental e Médio;

IV – propiciar ainda, se necessário, outras habilidades profissionais e/ou habilitações básicas que vierem a ser autorizadas pelos órgãos competentes ou decorrentes de propostas fundamentadas e feitas pelas entidades competentes, ou pela própria Direção da Escola ou, ainda por orientação de ordem superior.

Os professores do CPM são civis ou militares?
O Corpo Docente do CPM é constituído por professores civis e militares estaduais em todos os segmentos, com formação acadêmica na área em que atuam.

Escolha pelos resultados!