EN- ESCOLA NAVAL


A Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, sendo a mais antiga do país, com o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Av. Alm. Silvio de Noronha, s/nº – Castelo, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3974-1572

COMO INGRESSAR:

Ser brasileiro nato ou naturalizado; não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval; Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro do ano do curso; Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão; Ambos os Sexos; Ter idoneidade moral e bons antecedentes; Estar em dia com as obrigações civis e militares.

 

Algumas condições para inscrição:

1) Prova Objetiva com 40 questões distribuídas por Matemática e Física na primeira fase (eliminatória e classificatória) e Português, Inglês e Redação na segunda fase (eliminatória e classificatória);

2) Eventos Complementares (eliminatórios) constituídos de:  Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF);

Verificação de Dados Biográficos (VDB) (Fases preliminar e final); Verificação de Documentos (VD); Avaliação Psicológica (AP); e Período de Adaptação e Curso de Formação (eliminatório e classificatório).

Provas a serem realizadas:

Primeira fase: prova objetiva com 20 questões de Matemática e 20 de Física;
Segunda fase: prova objetiva com 20 questões de Português, 20 de Inglês e Redação.

Perguntas frequentes:

Como é o plano de Carreira?

A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.

Os oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.

Os alunos que se formam na Escola Naval terão três Quadros para escolherem fazer parte: Quadro de Oficiais da Armada, Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais, podendo chegar a Almirante de Esquadra, e Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha, chegando a Vice-Almirante. As  aspirantes do sexo feminino vão obrigatoriamente para esse último quadro.

Quais os benefícios durante o curso?

Bolsa-auxílio de cerca de R$1.100 mensais, curso totalmente gratuito, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.

Quais os benefícios da Carreira Naval?

Perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira;  bom ambiente de trabalho; plano  de  carreira  bem  definido, com possibilidade de  ascensão  contínua  com  aumento  de salários proporcionais; estabilidade; ingresso sem exigência de experiência anterior; salário inicial compatível com o mercado; Salários indiretos e benefícios, tais como: transferências remuneradas; possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro; assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha; instalações sociorrecreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade; ajuda para aquisição de uniformes; alimentação; proventos semelhantes aos da ativa quando estiver na reserva.

Qual será a Situação após o curso?

Após a viagem de instrução, o Guarda-Marinha é nomeado Segundo-Tenente.