EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica


A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) foi criada em plena II Guerra Mundial, a partir da junção de pessoal e equipamentos da aviação da Marinha e do Exército brasileiros. 

Sediada inicialmente na Ilha do Governador, no Rio de janeiro, a EEAR funciona desde 1950 na cidade de Guaratinguetá, no interior paulista.  

Conhecida como “Berço dos Especialistas”, a EEAR oferece cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos da Força Aérea Brasileira. Também promove cursos de língua portuguesa e adaptação à cultura brasileira para militares de nações amigas em atividade no Brasil. 

Av. Brigadeiro Adhemar Lyrio, S/N – Pedregulho, Guaratinguetá – SP

COMO INGRESSAR:

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas vagas dentro de grupos de especialidades, que variam a cada ano.
1) Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (GBCT)
2) Especialista em Estrutura e Pintura (GBEP)
3) Especialista em Equipamento de voo (GBEV)
4) Especialista em Eletricidade e Instrumentos (GBEI)
5) Especialista em Comunicações (GBCO)
6) Especialista em Fotointeligência (GBFT)
7) Especialista em Mecânica de Aeronaves (GBMA)
8) Especialista em Material Bélico (GBMB)
9) Especialista em Meteorologia (GBMT)
10) Especialista em Suprimento (GBSP)
11) Especialista em Cartografia (GSCF)
12) Especialista em Desenho (GSDE)
13) Especialista em Eletromecânica (GSEM)
14) Especialista em Guarda e Segurança (GSGS)
15) Especialista em Informações Aeronáuticas (GSAI)
16) Especialista em Metalurgia (GSML)
17) Outras Especialidades que exigem curso técnico na área (Ex: Eletrônica, Administração, Eletricidade, Enfermagem, Música, Obras e Informática).

Algumas condições para inscrição:

  •  ser brasileiro;
  •  não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.
  • As inscrições para o concurso acontecem geralmente, anualmente nos meses de fevereiro e março, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: http://www.eear.aer.mil.br/

Perguntas frequentes:

Como é o concurso EEAR?
O concurso é composto por: exame de escolaridade; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação de condicionamento físico; e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.

A prova do exame intelectual geralmente ocorre em meados de abril, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EEAR no início do mês de julho, para matrícula e início do curso, após ter sido aprovado em todas as fases.

Quais são as matérias do exame intelectual?
O Exame de Escolaridade será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; e Física.

Durante o curso de formação, quais são os benefícios?
Remuneração fixada em lei; alimentação; alojamento; fardamento; e assistência médico-hospitalar e dentária (exclusivamente para si).