Dicas para um ambiente de estudos ideal


Para manter uma rotina correta de estudos e não perder a concentração é importante preparar o espaço adequado. Coisas simples, como evitar lugar com muito barulho e não deixar o ambiente bagunçado podem ajudar muito na hora de seguir firme nos estudos.

O Curso Genius quebra um galho e te conta quais são os itens que devem ser levados em conta na hora de escolher o ambiente certo para estudar.

Ambiente silencioso

Ninguém consegue estudar com o barulho da televisão na sala ao lado ou aquele irmão mais novo brincando de piloto, não é? Por isso, uma dica essencial para encontrar um local de estudos é verificar se ele é silencioso e não vai ter pessoas entrando e saindo o tempo todo.

Ao invés de estudar na cozinha, que todos os membros da casa utilizam com frequência, que tal usar a escrivaninha do quarto, com a porta fechada, para garantir mais privacidade?

Se você não consegue estudar em ambiente completamente silencioso, nossa sugestão é colocar uma música de fundo, de preferência instrumental ou em uma língua que você não entende. Assim, você não fica no silêncio total, mas também não é atrapalhado por barulho incontrolável.

Boa iluminação

Para evitar dores de cabeça e cansaço depois de horas estudando, o local precisa ser bem iluminado. Dê preferência para a iluminação natural. Se o lugar que você estuda não possui muita luz, aposte nas luminárias de mesa. Além de darem uma baita ajuda, ainda ficam bonitas como peças de decoração.

Nada de bagunça

Não adianta querer estudar no seu quarto se a cama estiver revirada, o armário aberto e bagunçado, a escrivaninha repleta de papéis e livros em completa desorganização. Para que nosso cérebro se concentre, o ambiente não pode estar distraindo com tanta informação.

Sem contar que a bagunça na escrivaninha faz com que você perca um tempão tentando achar o livro certo ou aquele resumo que fez ontem. Corta a concentração de qualquer um, certo?

Não estude na cama

Estudar na cama pode parecer mais confortável a primeira vista, mas na verdade atrapalha (e muito) os estudos. Primeiro, porque você pode ficar com preguiça e deixar as atividades de lado.

Segundo, você sabia que fazer outras atividades na cama pode atrapalhar sua noite de sono? Pois é, o seu cérebro associa o ambiente com várias atividades, o que pode levar a uma demora maior para pegar no sono.

Temperatura ideal

Estudar em lugares muito frios ou muito abafados pode interferir na concentração. Por isso, ao preparar seu lugar de estudos, verifique se ele é bem ventilado, se recebe a luz do sol eventualmente. Ambientes com temperaturas inadequadas são desconfortáveis e causam estresse ao corpo.

Cuidados com o computador

Se for usar o computador para estudar, deixe o monitor na altura dos olhos. Evite colocar o computador voltado para a janela, pois o reflexo pode atrapalha sua visão. De 30 em 30 hora, levante, dê uma caminhada, olhe para outro lado. Ficar muito tempo focado na tela pode provocar dores de cabeça, problemas de visão, estresse, entre outros.
Como quase tudo na vida, o segredo é fugir dos extremos: muito escuro, muito claro, muito barulhento, muito quieto, etc. O importante é que o lugar seja confortável, mas não a ponto de te dar sono. Arrume o lugar que mais te agrade e não tenha muita distração. Boa sorte!