Dicas para manter a concentração nos estudos


Quem de dedica a estudar várias horas por dia para passar em algum concurso ou vestibular, sabe que o mais difícil é manter a concentração nos estudos durante todo esse tempo. É claro, é impossível não se distrair de vez em quando, mas tentar manter a cabeça focada é muito importante.
Pensando nisso, o Curso Genius preparou 5 dicas de como manter a concentração nos estudos, para que você consiga aproveitar melhor o seu tempo sem perder o foco!

1) Faça uma lista de matérias a serem estudadas ou exercícios que precisam ser feitos. Isso ajuda você a se concentrar em cada coisa de uma vez e a evitar ficar pensando o tempo todo nas outras coisas que precisam ser feitas. Estabeleça prioridades.

2) O local de estudo influencia muito na concentração. Ele precisa ser silencioso e principalmente organizado. Um ambiente bagunçado, com coisas espalhadas, prejudica muito a concentração e faz com que você perca tempo procurando algo que precise.

3) Faça intervalos de tempo em tempo. Isso permite que sua mente dê uma relaxada e volte a se concentrar de maneira eficiente. Mas atenção, os intervalos devem ser curtos e planejados. E nada de ligar a televisão ou o computador, isso não só dificulta que você volte a se concentrar como também pode fazer você perder a noção do tempo.

4) Se você tem dificuldade em estudar só lendo por horas a fio, escreva! Além de ajudar na concentração, faz com que sua absorção do conteúdo estudado seja melhor.

5) Evite ouvir músicas no seu idioma, pois elas podem fazer com que seu cérebro tente entender o estudo e letra da música ao mesmo tempo, prejudicando sua capacidade de foco. Se você precisa de música para estudar, aposte em músicas instrumentais ou em outros idiomas que você não entenda.