10 dicas para estudar para testes


Separamos algumas dicas rápidas e práticas, mas muito eficientes, que podem ajudar você a estudar corretamente para os testes e tirar notas altas. Confira:

Estudar para provas e testes exige esforço e dedicação extras. Nesse período de estudos você irá utilizar todos os conhecimentos e informações que adquiriu ao longo das aulas, lições de casa, trabalhos e leituras. Por isso é muito importante que você não deixe tudo para a última hora, mas se esforce todos os dias para conseguir aprender os conteúdos de maneira profunda e completa.

REVISÃO DE TAREFAS ANTERIORES 

Revise todas as tarefas, anotações e outras lições que você fez sobre a matéria que será avaliada na prova. Além de ajudá-lo a organizar os conteúdos, também servirá para que você saiba quais são as principais dificuldades e erros.

MARQUE INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

Durante as aulas e nos períodos de estudo identifique e marque quais são as informações mais relevantes e que podem ser cobradas nos testes.

ROTEIRO DE ESTUDOS 

Programar seus estudos pode ser a melhor maneira de prevenir estresse e imprevistos. Faça um cronograma com todas as provas e prazos de entrega para ajudar você a se organizar.

POSSÍVEIS PERGUNTAS 

De acordo com as tarefas anteriores e possíveis dicas dos professores, separe possíveis perguntas para as provas e estude-as de maneira mais aprofundada.

ESPAÇO DE ESTUDOS

Seu espaço de estudos é muito importante para os resultados que procura alcançar. Procure por um local silencioso e que ofereça os materiais necessários para o que deseja fazer.

FAÇA SEUS PRÓPRIOS TESTES 

Peça para seus amigos formularem questões para que você responda oralmente. Eles podem ajudá-lo a identificar dificuldades e falhas em seus estudos que você não percebeu.

DURMA BEM 

Dormir bem é muito importante para que você esteja preparado no dia seguinte e consiga se concentrar.

FAÇA MÚSICAS

Fazer músicas pode ajudar você a memorizar as informações de maneira divertida e prática.

GRAVE ÁUDIOS 

Grave em seu celular ou computador as principais informações. Você poderá revisá-las no caminho para a aula ou antes de dormir.

ESTUDO EM GRUPO

Estudar com seus amigos é uma ótima maneira de aprender diferentes pontos de vista e estratégias de aprendizado.

Fonte: noticias.universia.com.br