Devo escolher um curso por afinidade ou pelo mercado de trabalho?


Está em dúvida? confira as dicas do Curso Genius

No processo de escolha vários valores estão envolvidos e disputam entre si o direito de definir a opção. Menor carga de trabalho ou melhor remuneração? Realizar pesquisa ou ter amplo convívio com outras pessoas? Exatas ou humanas?

O fato é que em geral tais questões se colocam de forma antagônica, ou seja, ou isso OU aquilo. Na verdade, estes elementos poderiam ser vistos como que compondo um cenário geral, em que personagens se movimentam e negociam entre si soluções. Dizendo de outra forma, é possível encontrar escolhas que, mesmo não sendo totalmente ideais, são aquelas que surgem das negociações que se faz consigo mesmo, diante das quais se assume compromissos e sobre as quais se investe grandes expectativas e esforços.

Mas o primeiro passo é ampliar as perspectivas diante de sua escolha, sem pressa de estabelecer dilemas como o que você apresentou em sua pergunta. Comece buscando o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

Procure fazer uma reflexão sobre si mesma: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como te vêem.

O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões?

Pesquise sobre as profissões, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, acesse sites que descrevam profissões, entreviste profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/