Concurso da Aeronáutica: Dicas de como se preparar


Confira essas dicas de como se preparar para o Concurso da Aeronáutica, com o Curso Genius.

1. Estude pela bibliografia do edital já publicado

Uma das coisas que mais engana aos concurseiros de primeira viagem é ir atrás de qualquer apostila que ver pela frente parecendo ser atrativa e nem ao menos se dar ao trabalho de ler o edital e conferir a bibliografia que foi disponibilizada.

Não seja mais um desses. Cheque a bibliografia e estude apenas pelos livros que forem selecionados. Se encontrar uma apostila, verifique se a mesma é baseada nos livros indicados e a partir disso monte um cronograma de estudo para você.

A Força Aérea Brasileira só vai se basear nestes livros que estão no edital. Sempre. Não há o que adivinhar aqui, o jogo é limpo. O que você tem a fazer? Ler e reler e fazer tudo isso mais algumas vezes.

2. Resolva provas anteriores do concurso da aeronáutica

A prova do concurso da aeronáutica não é tão difícil e para algumas pessoas podem chegar a ser tranquilas. Uma das características que a tornam dessa maneira é a repetição de temas nas provas. Existem muitos assuntos e abordagens recorrentes, te dando a chance de passar por essa fase fazendo uma única coisa: estudando, analisando e resolvendo as provas anteriores.

É uma regrinha que pode te ajudar bastante e te dar uma sensação ótima de familiaridade na hora da seleção.

3. Pratique interpretação de texto

Se você for mal de interpretação de texto, possivelmente não se dará tão bem nas provas de português. Pois haverá questões de ordem literária e não-literária, colocando em prova a sua capacidade de interpretar.

Já pensou se preparar arduamente para as matérias consideradas mais difíceis e pagar o pato justamente na sua língua mãe?

4. Esteja em dia com a sua saúde

Cuida mal dos dentes? Tem uma alimentação desregulada? Sofre com problemas de pressão alta ou baixa? Muito colesterol? Você deve viver uma vida saudável desde jovem para entrar em uma instituição militar.

Então, procure adequar a sua dieta a um estilo de vida que gere disposição e qualidade de vida, sempre cuidando muito bem da higiene de modo a evitar complicações como feridas, problemas ortodônticos e fraturas que podem te impedir de conseguir uma das vagas.

Por isso, sempre esteja atento ao que você faz e se previna ao máximo possível. Isso é muito imporante para ser aprovado no concurso da aeronáutica.

5. Mantenha o seu condicionamento físico

Algo que é notavelmente pedido em qualquer instituição militar é a capacidade física do candidato. Se você estiver acima do peso e sem resistência e condicionamento físico favoráveis a realização de diversas tarefas, provavelmente você não vai chegar nem perto de entrar para a Aeronáutica através de concurso.

A dica preciosa é: mantenha o seu condicionamento físico. Corra todos os dias, faça exercícios voltados para a musculação e os alongamentos necessários antes e depois para evitar problemas musculares que podem te tirar da seleção.

6. Treine bastante a sua redação

No concurso da aeronáutica, algo que pode te dar uma boa vantagem é uma redação bem realizada. Para isso, baseie-se nas provas anteriores, sempre fazendo um paralelo com a escolha dos temas e o contexto histórico político-social existente na época da seleção destacada.

Peça a ajuda de professores para analisar a sua redação e apontar os pontos nos quais você deve melhorar. Isso é muito importante.

7. Esteja atualizado com o ensino médio

A prova do concurso da Aeronáutica pede basicamente os conhecimentos que você aprendeu no ensino médio, claro, com algumas matérias específicas, dependendo do cargo ao qual você está se candidatando.

Muita gente que terminou o ensino médio cedo pode sofrer, apesar da aparente facilidade dos assuntos, na hora da seleção por não conseguir se lembrar de coisas simples.

Portanto, por mais boba que alguma matéria de ensino médio possa parecer, não deixe de estudar com afinco para garantir a nota máxima pelo menos nessas sessões.

8. Treine no sol escaldante

Como os testes físicos são realizados no período da manhã, se prepare para ser posto à prova debaixo de um sol escaldante. Com sorte você pegará um tempo nublado, mas é sempre bom estar preparado.

Para não apresentar um rendimento abaixo daquele que você vinha obtendo durante o seu tempo de preparação para os testes, se adeque à possível realidade e já chegue lá disposto a dar o melhor de si debaixo de um sol escaldante e que suga as energias de quem não está acostumado a se desidratar tão rapidamente.

Assim como na dica de cuidar da sua higiene e de outros aspectos, onde você deve atentar para cada parte do seu corpo que será examinada, aqui você também pode treinar de acordo com o que os testes pedem, aprimorando principalmente aqueles pontos que serão examinados.

9. Seja pontual

Na verdade, seja mais do que pontual. No dia dos testes psicológicos, que são bem tranquilos, de saúde e de condicionamento físico, chegue pelo menos uma hora mais cedo. Se tem algo que a instituição desaprova é a falta de pontualidade, algo tão comum entre os brasileiros. Pois este é um grupo a parte.

O comum é que se você chegar 1 minuto atrasado, já estará desclassificado. Mostre interesse e saia de casa uma hora mais cedo do que o necessário.

10. Seja persistente para passar no concurso da aeronáutica

Vários candidatos que foram aprovados na seleção da prova desistem ou são reprovados nos testes descritos acima ou na última fase, que é o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica.

Muitos serão reprovados, outros desistirão, você pode ser aquele que vai ficar e ser enviado para o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, passar 13 semanas num curso de formação. Depois disso você pode ser promovido a Segundo-Tenente e instantaneamente convocado para servir por 2 anos, podendo prorrogar até 8 anos.

Ou seja, essas fases são pesadas, difíceis e só fica realmente quem estiver querendo e for qualificado. Portanto, seja persistente e não seja mais um número na seleção, faça a diferença!

 

 

 

Fonte: blog.enterconcursos.com.br