Como a escola ajuda no desenvolvimento do seu filho?


Como a escola ajuda no desenvolvimento do seu filho?

Embora os especialistas acreditem que o grande ganho para a criança que começa já cedo na escola é o avanço do ponto de vista emocional, alguns estudos demonstram que essa escolha também pode ter consequências positivas no aprendizado a longo prazo.

Um estudo patrocinado pelo governo estadunidense e conduzido pelo National Institute of Health Study, por exemplo, monitorou o desempenho escolar de 1.300 crianças entre os 0 e 12 anos. Metade deles ficou em casa até os cinco anos, enquanto a outra parte frequentou a escola.

Até os 12 anos, o grupo foi submetido a provas para avaliar o desempenho escolar. De acordo com a pesquisa, as crianças que frequentaram a escola mais cedo se saíram melhor que todas as disciplinas testadas.

Outro fato que chamou a atenção dos pesquisadores é que as crianças matriculadas antes dos cinco anos eram mais agressivas em sala de aula do que outros colegas. De acordo com a avaliação, isso pode ter ocorrido porque, na escola, eles precisaram disputar a atenção mais cedo do que aquelas que ficaram sob os cuidados maternos. Mas o resultado não foi conclusivo.

O mesmo estudo, aponta que é a partir dos três anos que a criança começa a aproveitar melhor os benefícios da escola. Antes disso, o que contribui a favor do desenvolvimento é a atenção e o afeto, não importando de onde vem. No entanto, para a psicopedagoga e psicanalista Monica Pessanha,”não há nada que estabeleça uma relação entre a idade ideal e o ingresso na escola. O que vai determinar é a necessidade dos pais”, explica.

Segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), entre 2007 e 2014, o número de crianças que frequentam creches ou “escolinhas” antes dos quatro anos —idade em que a escolarização se torna obrigatória no Brasil— aumentou 38,5% na faixa dos zero a três anos.

Fonte: educacao.uol.com.br