Colégio Militar de Curitiba


Nos anos 1950, o Governador do Estado, Moysés Lupion, interessado em instituir um Colégio Militar no Estado, aliou-se com representantes do Exército para negociar a viabilização do seu projeto, e em 15 de dezembro de 1958, foi criado o Colégio Militar de Curitiba, com sede oficial no antigo Parque de Exposições, localizado no bairro do Tarumã. Em 21 de abril de 1959, após as adequações nas instalações iniciou-se as atividades do Colégio Militar de Curitiba, com 53 alunos e sob o comando do então Tenente Coronel Alípio Ayres de Carvalho, participante ativo na criação do Colégio.

Desde sua criação o Colégio Militar de Curitiba sempre manteve a tradição obtida pelos primeiros Colégios Militares e, como um Colégio conceituado, primando pela disciplina, camaradagem, espírito de equipe e companheirismo, formou milhares de estudantes, dentre os quais muitos se destacaram em nossa sociedade.

O Colégio tem hoje o seu ensino valorizado por uma destinação preparatória à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ao Instituto Militar de Engenharia (IME), à Escola Naval (EN), à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), à Academia de Força Aérea (AFA) e ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), além dos vestibulares destinados às instituições de ensino superior.

Os Colégios Militares, em síntese, têm como meta geral levar seus alunos à descoberta de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para a vida, como cidadãos educados segundo os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. 

Praça Conselheiro Thomás Coelho, 1 – Tarumã, Curitiba – PR, 82800-030

COMO INGRESSAR

O ingresso ao Colégio Militar de Curitiba é realizado anualmente, exclusivamente por meio de concurso público federal, para o 6º ano do ensino fundamental. O número de vagas disponibilizadas no concurso é determinado a cada ano.

Para ingressar no 6º ano, exige-se ter menos de 13 anos no ato da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Algumas condições para inscrição:

O processo seletivo tem início no 2º semestre do ano anterior à matrícula, com a inscrição (pela internet) e a realização de duas provas (Matemática e Português).

A primeira prova – matemática – classifica o concorrente para a segunda – português.  Para a aprovação, o candidato deverá obter no mínimo 50% de acertos no total das questões relativas a cada uma das provas.

Os aprovados e classificados no exame intelectual, dentro das vagas estabelecidas realizarão uma revisão médica.

Perguntas frequentes:

Quais são os princípios, crença e valores do CMC?
Comprometimento, Dever, Disciplina, Honra e Inovação.

Quando acontece o processo seletivo?
O processo seletivo tem início no 2º semestre do ano anterior à matrícula, com a inscrição (pela internet) e a realização de duas provas (Matemática e Português).

Quais exigências são necessários para realizar a prova?
Para ingressar no 6º ano, exige-se ter menos de 13 anos no ato da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Escolha pelos resultados!