Colégio da Polícia Militar do Paraná


Localização da Instituição:

R. José Ferreira Pinheiro, 349 – Portão

Curitiba – PR – 80320-140

COMO INGRESSAR

As inscrições do CPM também são feitas a partir de concurso público, desta vez em âmbito estadual, e podem ser feitas pelo site do colégio . As vagas são para entrar no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio. Filhos de policiais contam com vagas preferenciais, mas a instituição também recebe civis.

Algumas condições para inscrição:

No caso do CPM, exemplos de contextualização são a disciplina, a honra e a hierarquia, valores fundamentais que devem ser vividos, estimulados e mantidos por todos, de forma que nossos alunos possam viver e compreender esses valores, pois são interdisciplinares e podem ser exercitados nas suas vidas.

O CPM é uma escola que assume a pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista, que vem ao encontro da filosofia da instituição.

O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida em comunidade, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral que facilitará a adaptação à vida militar, caso assim deseje, e aqueles, cujas ambições sejam outras, levarão esses ensinamentos por toda a vida. Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o Colégio proporciona desenvolvimento intelectual por meio de exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras, entre outras ações, assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais, dessa maneira, o CPM pretende atender aos anseios da comunidade escolar.

Perguntas frequentes:

Qual a principal finalidade do CPM?
O CPM tem por finalidades conduzir-se mediante as normas vigentes na legislação brasileira; ministrar os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio, visando a uma formação plena e a um desenvolvimento humano para o exercício da cidadania e da autonomia, com noções específicas da formação militar e da civilidade; e desenvolver o aluno, assegurando-lhe formação acadêmica indispensável para o exercício da cidadania, propiciando-lhe condições para viver em sociedade, progredir no trabalho e na formação acadêmica.

Qual o principal objetivo do CPM?
De acordo com os princípios pedagógicos e filosóficos que norteiam a sua ação educativa, o CPM tem como objetivos:

I – instituir um sistema de vida escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus componentes;

II – efetivar a ação educacional valorizando a ética, a hierarquia e a disciplina na formação de atitudes, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade;

III – propiciar aos filhos e dependentes de Policiais Militares e à comunidade a necessária formação cultural, através do Ensino Fundamental e Médio;

IV – propiciar ainda, se necessário, outras habilidades profissionais e/ou habilitações básicas que vierem a ser autorizadas pelos órgãos competentes ou decorrentes de propostas fundamentadas e feitas pelas entidades competentes, ou pela própria Direção da Escola ou, ainda por orientação de ordem superior.

Os professores do CPM são civis ou militares?
O Corpo Docente do CPM é constituído por professores civis e militares estaduais em todos os segmentos, com formação acadêmica na área em que atuam.

Escolha pelos resultados!

HISTÓRICO CPM:

A origem remota do Colégio da Polícia Militar vem da Escola de Instituição Primária, instituída no quartel da Corporação pela Lei 380, de 31 de Março de 1874, segundo dados do museu da PMPR. Em 7 de Agosto de 1959, por meio de Decreto foi criado o Ginásio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Paraná.

Em 30 de dezembro de 1966, foi elevado à categoria de Colégio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar. Em 8 de Junho de 1970, deu-se a mudança do colégio para a sede da Rua Almirante Gonçalves, 1423, bairro Rebouças.

O CPM se difere das demais instituições de ensino pela sua filosofia e administração militar. O CPM é um órgão de apoio de ensino diretamente subordinado à Diretoria de Ensino e Pesquisa, que faz parte dos órgãos de direção que compõem o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná.

O CPM é um estabelecimento de Ensino Regular, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). O Colégio funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos se faz por meio de Teste Seletivo, conforme consta no Regulamento Interno do Colégio.

O Colégio da Polícia Militar “Cel. PM FELIPPE DE SOUSA MIRANDA” prima pela qualidade de ensino dos seus alunos, despertando neles o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, além dos princípios inerentes à Polícia Militar: disciplina, responsabilidade e hierarquia.