CN – COLÉGIO NAVAL


O curso conduzido pelo CN, denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.

O curso tem duração de três anos em regime de internato, e é composto de três principais áreas: acadêmica, física e militar.

Na parte acadêmica são recebidos ensinamentos em sala de aula referentes ao curso do Ensino Médio, além de instruções atinentes ao preparo militar-naval.

Na parte física, os alunos treinam com professores em suas respectivas equipes e recebem os ensinamentos adequados para o desenvolvimento dentro das mesmas.

Na parte militar, o aluno recebe instrução de marcha, a fim de prepará-lo para cerimônias militares, além da escala de serviço.

O Corpo de Alunos é dividido em três anos escolares.

Av. Marques de Leão s/nº – Centro Angra dos Reis – RJ CEP: 23909-900

COMO INGRESSAR:

Para concorrer ao curso o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2019, além de ter concluído o nono ano do ensino fundamental até a convocação.

 

Algumas condições para inscrição:

  • Ter altura mínima é de 1,54m e máxima de 1,95m;
  • Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) compreendido entre 18 e 30;
  • Possuir bons antecedentes de conduta para a situação de futuro Oficial da Marinha, conforme artigo 11 da Lei 6.880/80 – Estatuto dos Militares;
  • Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • Não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anterior;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir documento oficial de identificação, com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e dentro da validade;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Perguntas frequentes:

Quais são as Etapas do Concurso?

O Concurso é constituído das seguintes etapas:
a) Prova Escrita Objetiva de Matemática e Inglês;
b) Prova Escrita Objetiva de Estudos Sociais, Ciências e Português;
c) Redação;
d) Eventos Complementares constituídos de:
I) Inspeção de Saúde (IS)
II) Teste de Aptidão Física (TAF)
III) Avaliação Psicológica (AP)
IV) Verificação de Documentos (VD)
V) Período de Adaptação (PA)

Qual a característica das Provas?
As provas escritas objetivas e a redação terão caráter eliminatório e classificatório, os Eventos Complementares terão caráter eliminatório.

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes. No primeiro dia será aplicada uma prova objetiva das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração de 5 horas e será constituída de 40 questões, sendo: Matemática (20) e Inglês (20).
No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências e uma Redação, com duração total de 4 horas. A prova objetiva será constituída de 50 questões, sendo: Português (20), Estudos Sociais (12) e Ciências (18).

Como é a Inspeção de Saúde?
Nessa etapa, o candidato deverá comparecer ao local previsto para a seleção psicofísica, portando o comprovante de inscrição, documento de identidade com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e no prazo de validade e os seguintes exames: Hemograma completo com contagem de plaquetas;
Glicemia de jejum; Creatinina; EAS; VDRL; Anti-HIV; RX Tórax.

Quais elementos serão avaliados no Teste de aptidão Física (TAF) e na avaliação psicológica?
Natação (25 metros no tempo máximo de 50 segundos); Corrida (2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos).
Avaliação Psicológica: irá avaliar os aspectos de intelectivo e personológico.