Boas escolas públicas têm “briga” por vagas


Alguns processos seletivos são mais concorridas que concurso vestibular.

Escolher uma instituição de ensino para confiar o estudo dos filhos não é uma tarefa simples. As apontadas como as melhores, geralmente, têm mensalidades similares às cobradas por cursos superiores. Já as escolas públicas nem sempre têm um ensino de tão boa qualidade. Por isso, aquelas que oferecem um bom ensino têm as vagas tão (ou mais) disputadas quanto as de um concurso vestibular de alguns cursos.

O Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) é uma destas instituições bastante procuradas pelos pais. Para ingressar no CPM, o aluno precisa se submeter a um processo seletivo.

No último processo seletivo, segundo o Capitão Marcelo Toniolo de Oliveira, comandante do colégio, foram 90 vagas para o ensino médio, e 120 vagas para o ensino fundamental. Para o médio, houve uma disputa de 25 candidatos por vaga; no fundamental, foram 18 candidatos para cada vaga. Em média, 30% das vagas são destinadas aos alunos que não são filhos de militar, deixando a disputa ainda mais concorrida.

Outras instituições bastante procuradas são as instituições federais de ensino médio no Paraná. Entre elas, estão o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

No edital atual da UTFPR, há 80 vagas disponíveis, segmentadas entre os cursos técnicos em mecânica e eletrônica. A seleção dos alunos é feita por meio de uma prova, aplicada duas vezes por ano. Os alunos respondem cerca de 40 questões divididas em quatro blocos: matemática, português, ciências e ciências sociais, além de uma redação.

A próxima seleção será no dia 21 de junho e as inscrições para os interessados já estão abertas e seguem até o dia 2 de junho.

No último processo seletivo, o curso técnico em eletrônica teve a maior concorrência, 26 candidatos por vaga. Enquanto o técnico em mecânica, 22.

Já no IFPR, as provas aplicadas seguem a mesma dinâmica do vestibular e são aplicada anualmente. A data do concurso deste ano ainda não foi definida. O conteúdo é referente aos últimos anos do ensino fundamental. Em 2014, a oferta de vagas cresceu 19%, totalizando 1.916. Já os cursos passaram de 34, para 48 opções.

Em relação ao processo seletivo de 2014, realizado em 2013, o de 2015 , realizado em 2014, obteve uma alta na concorrência geral. O mais concorrido foi o técnico em ciências contábeis, com 10 candidatos por vaga, seguido do técnico em informática, com nove candidatos por vaga.

Fonte: amai.org.br