Aprenda a ler bem


Ler deve ser um ato prazeroso, desligado da ideia de obrigatoriedade. É difícil gostar de ler. Aqueles que não adquiriram o hábito desde a infância não conseguirão se encantar com o maravilhoso mundo das histórias de repente. Mas é necessário reconhecer que a prática da leitura é fundamental.

Se você gostaria de ter o hábito da leitura, aqui vão algumas dicas que podem te animar (ou pelo menos tornar sua relação com os livros suportável).

Em primeiro lugar: saber ler e entender o que se lê são duas coisas completamente diferentes. O entendimento de um texto depende muito da bagagem cultural da pessoa que está lendo. A primeira dica é: leia o que te agrada! Não importa se é um gibi ou um livro de literatura infantil. Ler tem que proporcionar diversão.

Assim como qualquer outra atividade que você deseje incorporar à rotina, é necessário que se reserve um tempo diário para desenvolver o hábito da leitura. Procure um lugar confortável, que inspire coisas boas: assim o ato de ler será associado a algo agradável.

Um erro comum é acreditar que ler vários livros ao mesmo tempo pode ajudar a alcançar o objetivo de tornar-se um leitor de fato. O bom de ler é viajar com a história, prestar atenção aos detalhes, entregar-se aos pensamentos, deixar que a experiência lhe envolva.

Se possível, mantenha um dicionário próximo ao seu local de leitura e consulte-o sempre que algo não fizer sentido pra você: além de compreender melhor o texto, poderá incluir a expressão desconhecida ao seu vocabulário!

É certo que quem lê muito, escreve melhor. Para um desempenho eficiente, ambas atividades devem ser exercitadas periodicamente. Assim que começar, notará os resultados.

O Curso Genius te ajuda na hora de estudar. Entre em contato conosco e veja qual o melhor curso preparatório para você.