Aprenda a fazer resumos


Há muitas pessoas que tem mais facilidade de lembrar daquilo que veem: é a chamada memória visual. Para quem tem memória visual, a ênfase deve ser dada em resumos, imagens, gráficos e vídeos.

Fazer um resumo de todas as matérias estudadas pode ser uma maneira eficaz de apreender o conteúdo. Sempre que criamos uma informação com nossas próprias palavras, ela fica registrada na nossa cabeça. Só ler e repetir não adianta. Reproduzir de modo que entendamos é a garantia da compreensão do texto.

Os gráficos e esquemas também podem ajudar a criar relações entre significados: uma ótima dica pra quem tem “brancos” na hora dos testes. A criação de associações faz com que você possa lembrar a mesma coisa de várias maneiras, fazendo com que as ideias fluam naturalmente.

Ao fazer resumos, é necessário ser objetivo, principalmente quando a quantidade de matéria a ser estudada é grande. A melhor maneira de fazer isso é através da utilização de palavras-chave: escrever textos enormes de nada adianta porque é difícil relacioná-los com outra informação. Além disso, constam nas palavras-chave apenas aquelas informações essenciais, sem as quais o entendimento seria prejudicado.

Essa mesma dica vale para o resumo de livros de literatura. Copiar ou ler resumos prontos pode lhe fazer conhecer a história, mas impossibilitará a sua compreensão das obra como um todo. O ideal é ler o livro, fazer seu próprio resumo e depois ler resumos de outros, de modo que poderá tirar dúvidas e ter acesso às análises compreendendo todo o ambiente em que a obra foi produzida.

O Curso Genius te ajuda na hora de estudar. Entre em contato conosco e conheça os cursos preparatórios que oferecemos.