AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras


O ensino ministrado na AMAN é realizado de forma objetiva. O estudo das matérias universitárias assegura as bases humanística, filosófica, científica e tecnológica, necessárias à formação do futuro oficial.

A instrução militar desenvolve-se durante os quatro anos letivos e obedece a um escalonamento progressivo: formação inicial do combatente (primeiro ano); curso avançado com instruções de maior complexidade (segundo ano); e especialização nos diversos cursos (dois últimos anos).

Na AMAN, o cadete poderá realizar os cursos de paraquedismo, guerra na selva e montanhismo.

Rodovia Presidente Dutra, Km 306. Resende-RJ CEP 27534-970

COMO INGRESSAR:
A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 500 vagas.

Algumas condições para inscrição:

  • Ser brasileiro nato, do sexo masculino;
  • Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;
  • As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: http://www.espcex.eb.mil.br
  • O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
  • As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.
  • Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Perguntas frequentes:

Qual a duração do curso e qual o foco educacional?

Ao longo dos quatro anos de formação na Academia, são realizadas atividades que se fundamentam no desenvolvimento de atributos das áreas afetiva, cognitiva e psicomotora necessários à profissão militar.

Qual é a essência da grade curricular?

Sua grade curricular inclui disciplinas ligadas às ciências militares, exatas e humanas. Ao final do curso, o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o diploma de Bacharel em Ciências Militares.

Como acontece o ingresso?

O ingresso na AMAN ocorre exclusivamente por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), situada em Campinas (SP). As inscrições para o concurso são feitas pela internet, por intermédio do site:www.espcex.ensino.eb.br.