Alimentação antes e durante o Enem


Para aguentar dois dias seguidos de prova e manter a concentração durante algumas horas, o candidato precisa estar preparado.

Além do estudo, o estudante deve ficar atento à alimentação. O nervosismo pode acabar levando a pessoa a comer demais ou comer de menos, prejudicando o desempenho no exame. É importante investir em alimentos que dão energia por mais tempo, garantindo a concentração.

Nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio, não consuma alimentos que estão fora da sua dieta normal. O organismo deve estar acostumado, por isso, é bom adotar uma alimentação adequada também durante a preparação para as provas.

Nada de exagerar nos estimulantes e energéticos para passar a noite estudando, uma boa noite de sono também é importante para o estudo. O melhor é beber muito líquido, principalmente água, água de coco e suco de frutas, e evitar alimentos gordurosos.

DIA DA PROVA

No dia da prova, escolha produtos fáceis de consumir e evite aqueles que fazem barulho ou sujeira, para não atrapalhar os outros candidatos. O chocolate é um dos itens preferidos dos candidatos e ajuda a combater a ansiedade, é uma boa escolha. Leve também uma garrafinha de água, é importante manter a hidratação.

Se você está se preparando para o Enem, saiba que o carboidrato é uma boa fonte de energia, as versões integrais são ainda melhores. Lembre-se que é importante se habituar ao horário. Para quem costuma dormir à tarde, o horário do exame pode ser um fator negativo e prejudicar o desempenho. É bom tentar estudar no horário em que as provas são realizadas, garantindo que você vai aguentar o tempo de prova e vai manter a concentração.

Fonte: http://educacao.globo.com/