AFA – Academia da Força Aérea


A Academia da Força Aérea (AFA), além de ser uma unidade militar, é um estabelecimento de ensino superior que se destina a formar Oficiais para o quadro permanente da Força Aérea, ministrando cursos que se revelem de interesse para o desenvolvimento dos conhecimentos aeronáuticos a nível nacional. 
Oferecendo uma instrução de excelência e única no país, atualmente a AFA ministra cursos universitários e politécnicos. 

Estrada de Aguaí, s/nº – Campo Fontenelle. CEP 13643-000 – Pirassununga, SP. 

COMO INGRESSAR:

São 20 (vinte) vagas para matrícula no CFOAV destinadas aos candidatos (ambos os sexos).

São 21 (vinte e uma) vagas para matrícula no CFOINF destinadas aos candidatos (sexo masculino).

As 43 (quarenta e três) vagas para matrícula no CFOINT destinadas aos candidatos (ambos os sexos).

 

Algumas condições para inscrição:

  • O Exame de Admissão será constituído dos seguintes eventos, dentre outros:
  • Provas Escritas: Língua Portuguesa; Física; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • Validação Documental.Requisitos Básicos
  • ser brasileiro nato;
  • não possuir menos de 17 (dezessete) nem completar 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso (conforme alínea “b”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464); e
  • ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, por ocasião da Concentração Final (habilitação à matrícula), o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar do referido curso, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente.

Perguntas frequentes:

Como é a prova escrita?
A prova escrita do concurso trará questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação.

Como é o curso superior?
O curso de formação, ministrado pela academia da força aérea, em Pirassununga, é um curso superior, da fase de formação do ensino aeronáutico. de modo geral, o curso proporciona uma base humanística, filosófica, cientifica e tecnológica necessária ao desenvolvimento da cultura geral e militar, com ênfase na liderança, conscientizando o futuro oficial da Aeronáutica da realidade em que irá atuar.

Como é a Infantaria?
Nesta área, o profissional será instruído para combate em terra, com o objetivo de preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de infantaria da aeronáutica, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das organizações da força aérea e de defesa antiaérea. confere ao concluinte, ainda, a graduação de bacharel em ciências militares, com habilitação em infantaria da aeronáutica.

Como é a área de intendente?
Esta é caracterizada pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere aos concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

Como é o curso de Aviador?
O curso é composto por instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em aviação Militar.