A noite antes da prova: O que você deveria fazer?


Estamos na época das provas, e em breve, teremos os exames finais.

Junto disso, é muito comum entre termos aumento na ansiedade, no estresse e no cansaço físico e mental. Confira nossas dicas

Dica 1: Se prepare com antecedência.

A causa mais comum de ansiedade antes de uma prova é pouca preparação para ela. Agende seus estudos para pelo menos três semanas antes seu primeiro teste. Você pode achar que você, na verdade, precisa começar a estudar muito antes de seus outros compromissos. Planejar com antecedência pode evitar a procrastinação, o que é uma das principais causas de ansiedade antes de uma prova.

Dica 2: Durma bem.

Sono regular é um dos melhores meios de controlar o estresse. Acordar e ir dormir todo dia no mesmo horário garantem que seu corpo e sua mente tenham o descanso suficiente para optimizar suas funções. Estudantes que tem uma rotina de sono regular tem mostrado um desempenho 30% maior do que estudantes que estudam até mais tarde, ou acordam muito cedo para estudar.

Dica 3: Mantenha seus níveis de açúcar e café.

Mantenha seu consumo habitual de açúcar e café durante a época de provas. Não aumente, nem diminua a quantidade de café, chá, refrigerante de cola, energético que você normalmente consome porque seu corpo e sua mente estão acostumados com essa quantidade. Mantenha sua vida o mais estável possível, principalmente durante as provas.

Dica 4: Aprenda exercícios de respiração relaxantes.

Se você tem sintomas de ansiedade durante os estudos, ou durante as provas, use exercícios de respiração relaxantes para acalmar-se. Esqueça suas provas e respire bem fundo algumas vezes. Diga para você mesmo “estou calmo e relaxado” quando expirar. Pratique exercícios de respiração antes das provas.

Dica 5: Não estude na noite anterior à prova.

Estudar na noite anterior a prova causa um aumento na ansiedade. infelizmente, ela não diminui  quando você vai dormir. Reduza a ansiedade fazendo qualquer coisa que te faça relaxar como assistir televisão, ver um filme, ler um romance, etc.

Fonte: https://academiamedica.com.br/